O Uso da tecnologia na Educação


O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


Breno Mascarenhas
José Emiliano
Emmanuel Iago
Samuel Silva
Felipe Nascimento

Este artigo relata o desenvolvimento da tecnologia na educação, uma área essencial para nossas vidas, acrescentando a tecnologia teremos uma soma surpreendente de bons resultados, como também pontos negativos.

Palavras-chaves: tecnologia, educação , o uso da tecnologia na educação.

Atualmente o mundo vem passando por um grande avanço tecnológico. Esses avanços nos trazem de certa forma um grande auxilio na educação. Hoje em dia, ferramentas de pesquisas na internet substituem os antigos livros que eram usados para realizar pesquisas e concluir trabalhos escolares. Com o uso da tecnologia vem a facilidade de conclusão de operações dadas em sala de aula. A tecnologia que temos atualmente tem um grande potencial para auxiliar, tanto o professor quanto o aluno. Quando essa tecnologia é usada na educação pode ser vista como uma grande caixa de ferramentas pronta para atender a todas as necessidades acadêmicas. Por possuir uma grande área de conteúdo, O (Google) é a ferramenta de pesquisa mais usada por estudantes para realizações de trabalhos.



 
     Desde o começo, o homem foi descobrindo a mão de obra, que logo por uma boa parte foi substituída pela mecânica, a descoberta da eletricidade que ajudou no desenvolvimento da tecnologia e que cresce até hoje, e em varias áreas principalmente na educação que hoje em muitas escolas pelo mundo, onde os cadernos e livros são tablets; a caneta e a borracha são o dedo indicador; e e muitos casos o professor esta longe e ao mesmo tempo perto, isso mesmo, sentado no sofá, na frente de um notebook, o aluno aprende com o “professor virtual”, aprendendo até mesmo melhor do que muitas escolas que usam o velho método de sala de aula, um exemplo dessa aplicação é o Khan Academy, por estimular a interação do aluno com atividades de materiais tecnológico para ajuda da leitura de textos, visualização de vídeos e realização de avaliações podendo ser diretamente na residência do próprio aluno, onde "entende" o perfil do mesmo, gerando planos de estudos personalizados, onde dependendo do estudante, se o mesmo demonstrar domínio de um determinado tópico, a plataforma sugerindo-lhe assuntos mais complexos.




 
            Com a tecnologia crescendo no globo há cada ano, nós vamos nos habituando e levando como costume o mesmo, onde celulares vendidos há 10 anos atrás, não vemos iguais nas lojas de hoje. O nosso aceitamento de braços abertos, onde hoje vivemos da tecnologia que nos cerca, e ao chegarmos a uma escola onde não vemos um material tecnológico de qualidade para ensino e estudo, talvez possamos dizer que o aproveitamento dos alunos sejam baixos, pelo fato de serem cercados pela tecnologia em casa, na rua, e na escola simplesmente sentarem e terem que olhar fixamente para um quadro onde o professor irá explicar, e o aluno terá que usar um lápis e não seu dedo indicador, escrever em um caderno e não em um tablet, mas isso também depende do interesse do aluno, que não entra neste assunto, não só pelo fato de que estamos habituados a tecnologia e algo antiquado não melhoraria o aprendizado, não é totalmente, isso talvez seja o de menos, mas sim porque o professor até ensinaria de forma melhor. Ontem nossos avós foram a escola onde tinham a palmatória, nossos pais foram a escola onde aprenderam com o caderno, lápis e borracha, hoje temos escolas trazendo para sala de aula computadores, amanhã nossos filhos poderão aprender de uma forma que nem com a tecnologia que temos hoje podemos descrever, mas quando esse dia chegar será algo comum, porque já nos habituamos a isso, do mesmo modo hoje da maneira que vemos as escolas de 50 anos atrás onde ainda existia a palmatória, onde seus avós estudavam, nossos filhos daqui há 40 anos olharão para traz e enxergarão o hoje como enxergamos o tempo dos nossos avós.


Hoje achamos o pergaminho como algo antigo, será que no futuro veremos os livros como algo antiquado?


A tecnologia na educação tem suas vantagens, podemos dizer até que é uma vantagem, pela maneira que facilita os nossos estudos, um exemplo do relatado vemos com Ruth Correa, a coordenadora pedagógica de E.E Jardim Silveira, em Santo André na região metropolitana de São Paulo, que disse: "O professor de matemática estava ensinando matriz, conteúdo que exige, no mínimo, quatro ou cinco aulas. Numa delas, enquanto trabalhava com um grupo de alunos com mais dificuldades nesse assunto os outros assistiam a vídeo aulas" disse. "No final todos corrigiram juntos os problemas, discutiram as questões e o professor resolveu alguns deles na lousa.". Porém pelo fato de facilitar o ensino, acaba nos deixando no conforto dos computadores, e nos arrancando do velho costume de buscar um livro para pesquisa numa biblioteca da cidade. De forma alguma quero ser rude à tecnologia ao tratar-se da educação neste artigo onde criei primeiramente um rascunho e postei neste blog por ajuda tecnológica, mas a tecnologia na educação além de facilitar nossos estudos está nos levando a um futuro onde predominará o comodismo, ou seja, estamos galgando ao “sedentarismo”.



"Mais importante que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia.” ( Roberto Campos )



Referências :

2 comentários:

  1. Galera, a ideia do texto é legal, porém, precisa estar pautada em mais pesquisas. Não vi vocês darem exemplos de utilização de tecnologias na escola, nem de suas implicações. Outra coisa: o texto precisa ter uma linguagem formal e de preferência, escrito na 1 pessoa do plural.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa: o texto não está com a formatação de artigo, como pedi.

    ResponderExcluir