O Uso da tecnologia na Saúde

 O USO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE



Nirley dos Santos Pereira
Giovanna de Oliveira
Mirely Damásio
Larissa Sousa



As tecnologias constituem atualmente em todas as partes de sistema de saúde com equipamentos mais sofisticado com o objetivo de prevenir, diagnóstica, tratar, e reabilitar ou até mesmo cuidar de doentes em longo prazo.

Palavras-chave:
 Tecnologia na área da saúde brasileira, tecnologia na saúde, desenvolvimento tecnológico na saúde.

Séculos passados, a população, principalmente aqueles que moravam nas zonas rurais que não tinham por não serem desenvolvidos, muitos acabavam contraindo doenças e não tinham um bom atendimento pela falta de hospitais desenvolvidos, mas com o aparecimento da tecnologia, muitas pessoas foram beneficiadas, onde vemos pessoas participando de tratamentos que antigamente nem se pensavam a ter, mas com a ousadia do homem em descobrir, acabou ajudando a muitos hoje.



Em pleno século XXI no auge das inovações tecnológicas, temos encontrado dificuldades em implanta novas tecnologia na área da saúde brasileira, no sistema único de saúde (SUS) por vários motivos.

Um dos motivos é a economia e a segurança e a eficácia do equipamento.

No Brasil temos um conselho de ciência, tecnologia e inovação em saúde que é conselho de ciência tecnologia e inovação em saúde (CCTI) cujo o mesmo foi criado em 2003 com objetivo de avaliar todas as diretrizes responsável em avaliar as tecnologia pra incorpora novos equipamentos no sistema único de saúde ( SUS ).

CCTI foi criador do grupo permanente de trabalho em avaliação de tecnologia em saúde cujo é ( GT/AT’S ) coordenado pelo ( DECIT ).

Com todas as dificuldades que temos superamos e sofisticamos o nosso sistema de saúde.

Hoje temos diversos aparelhos inovados com dispositivos de mais precisão e com mais eficaz. Todos os esforços foram pra implanta no hospital são Lucas o aparelho de ultima geração pra realização de exames de radiografia o hospital São Lucas pode oferecer um melhor atendimento aos seus pacientes.

O novo aparelho do hospital contem um acelerador linear Clinac ix que permite a realização de procedimentos com maior precisão e segurança tem uma intensidade modulada ( IMRT ) e uma imagem ( IGRT ) e com uma intensidade maior de radiação protegendo os órgão e as estruturas próxima ao tumor que não suporta doses elevadas de radiação.

O exame com o equipamento pode ser realizado em diversas localidades como: mama, próstata, sistema nervoso central, pulmão, cabeça, pescoço e outros.






No mesmo hospital outra tecnologia foi implantada que permiti realizar cirurgias que é a rádio cirurgia estereotáxica com micro lâminas e cones esse equipamento trata lesões cranianas e extra cranianas.

Ou seja, lesões a partir de quatro milímetros de diâmetro esse tipo de tratamento só é realizado com a participação de um neurocirurgião.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
   
Hoje em dia podemos ver que o coração é um dos maiores motivos de mortes no Brasil, assim, os estudiosos desenvolveram um coração artificial que é implantável e que substitui os ventrículos do coração. Se o paciente  não conseguir um transplante a ultima alternativa é recorrer para o coração artificial.  
    





Geralmente esse coração estende a vida do paciente  por meses e melhora a qualidade de vida do mesmo.

Existia um procedimento em que os médicos tentavam conserva os órgãos bombeando sangue através deles, só que esse procedimento era falho, por que eles não tinham o conhecimento da necessidade de oxigenar o sangue para as células possam ser conservadas. A partir disso John Heysham Gribbon Jr. criar o coração artificial que fazia as duas coisas bombearam o sangue e ajudaram na conservação dos órgãos.
                                        
                                             
A tecnologia hoje esta no auge sendo implantado em diversas área, inclusive na área da saúde, com o objetivo de realizar com mais eficiência. E de diagnostica com mais rapidez um problema de saúde.

Além desses dois equipamento citados existe vários outro que já foi implantado aqui no Brasil nas unidades de saúde além dos que ainda estão em estudo aguardado aprovação do CCTI.
    
Breve teremos mais novidades com as novas tecnologias que estão em estudo. E assim o uso da tecnologia na área da saúde vem nos trazendo melhorias, vem nos ajudando para que possamos ter uma melhoria de vida.

Referências:
setor de saúde

Um comentário:

  1. Galera, vamos melhorar esse texto. Está muito técnico e com pouca reflexão.

    ResponderExcluir