Sexo  irresponsável, sua banalização e as
Conseqüências no futuro dos jovens e adolescentes


Nirley Santos
Giovanna  de  Oliveira
Mirely Damásio
Samanta Ferreira


Resumo: O artigo tem como finalidade, apresentar diretamente a banalização do sexo, e as conseqüências de um relacionamento precoce, de uma maneira clara e transparente entre os jovens e adolescentes.

Palavra-Chave: Sexo irresponsável, banalização, conseqüências.


SEXO IRRESPONSÁVEL
Este assunto nos trás grandes preocupações, por causa da  gravidade e de suas conseqüências gerada de um ato irresponsável. Apesar de existir muitos métodos para a prevenção, vemos muitas meninas entre  10 ao 19 anos em período de gestação. Isso acontece por falta de responsabilidade dos jovens que pratica o ato só por  prazer e diversão, não utilizando a informação que tem para se prevenir, seja na escola, internet, entre amigos, em casa, existe vários meios de informação, evitando assim conseqüências indesejáveis, o que tem gerado muitos problemas para si mesmo e para a sua família.

A BANALIZAÇÃO DO SEXO
O que levou a banalização do sexo no Brasil? Se pararmos para analisar tem muitos fatos que levaram a agravar esse problema aqui no Brasil, como a tentativa da quebra de tabu, e a falta de censura nos meios de informação, como televisão, rede sociais, revistas dentre outros. Hoje as novelas exibe sexualidade em horas em que ainda temos crianças na sala, hoje com a facilidade de acesso que se tem, acaba despertando a curiosidade delas sobre o sexo cada vez mais cedo.
A nossa cultura está se modificando, e a cada dia jovens e adolescentes se tem mais liberdade e menos responsabilidade, muitos pais e mães sem tempo pois trabalham o dia todo, nem se quer conversa com seus próprios filhos, sem tempo para dialogar, aconselhar e acompanhar o desenvolvimento dos filhos, eles acabam indo buscar informações para assim matar sua curiosidade fora de casa, com amigos que já praticaram obtendo informações distorcias. Muitos jovens se deixam influenciar e acabam adotando para si o ditado de fazer por fazer, e uns pais adotam, que é proibido proibir e que antes na minha frente do que escondido, o motivo que levou a banalização foi a mudança de nossa cultura e o excesso de informações.

AS CONSENQÜÊNCIAS DO SEXO PRECOCE
Uma das conseqüências desse ato são as doenças sexualmente transmissíveis, como: Gonorreia e Clamídia, Herpes verrugas genitais, Sífilis, Vaginite, Hepatite, Síndrome da Imunodeficiência e etc, as mais graves de todas as doenças transmitidas pela relação sexual é o HIV e AIDS, apesar dos métodos para prevenção dessas doenças muitos jovens inicia sua atividade sexual sem se prevenir, se expondo a esses ricos além de uma gravidez indesejada que engloba várias outras conseqüências. Vamos relatar algumas delas:
 1º A gravidez precoce geralmente a primeira conseqüências é emocional gerando medo, insegurança, angústia e muita das vezes rejeição do namorado ou da própria família. “Por conta de ser tudo novo o corpo ainda está em fase de transformação, entra em um processo acelerado de gestação seu organismo não estar formado completamente como cita o Dr Drauzio Varella trazendo pra jovem mãe problemas emocionais.
  2º Problema de saúde para a mãe e para os bebês, pois muitas jovens ao descobrirem que estar grávida por medo tenta esconder o máximo que poder dos pais, dificultando um acompanhamento como o pré-natal que tem que ser feito desde o início da gravidez, o que pode levar a várias complicações durante a gestação e na hora do parto.
  3º O aborto espontâneo ou parto prematuro por causa do organismo, e da formação do útero que não está completo, isso faz com que ela entre em processo de aborto espontâneo levando a perda da criança ou a um parto prematuro.
  4º Risco de vida e  pelo fato daqui no Brasil ser crime o aborto, muita delas tenta ou aborta de maneira cruel e desumana colocando em risco sua própria vida, com o ato do aborto premeditado.
  5º Abandono escolar, pela vergonha e pelo fato das escolas não terem uma estrutura para a gestante, muitas abrem mão da escola durante o período da gestação e logo após para criar os filhos, abandonando assim seus sonhos e seus objetivos profissionais.
 6º Impacto psicológico muitas jovens tem sérios problemas psicológicos por causa da rejeição do namorado e até mesmo da própria família por causa de sua transformação, deixando agora de ser apenas filha para ser mãe, na idade em que muitas ainda brinca de boneca e estudam.
Essas são as conseqüências que muitas jovem enfrentam com a gravidez precoce, essa é a realidade de muitas meninas, assim como foi a minha também sofri algumas dessas conseqüências por falta de responsabilidade e falha  de anticoncepcional, mas obtive um final feliz por que diferente de muitas tive o apoio da minha família, e meu companheiro assumiu a sua responsabilidade de pai, hoje temos um casal de filhos lindos, e com o apoio e incentivo dele, estou buscando recuperar o tempo de estudo perdido e estou sonhando novamente.
        
O FUTURO DOS JOVENS E ADOLESCENTES
       QUE SÃO PAIS E MÃES PRECOCE
Apesar das conseqüências o futuro de cada um vai depender de si mesmo, muitos se acomoda, e abandona seus sonhos e objetivos aceitando para sua vida a sua nova realidade, de uma vida simples de mãe e dona de casa, mas existe também as que dão a volta por cima conquistando seus ideais.
Pai que assume sua responsabilidade e pai que troca a escola por trabalho para poder cumprir com suas obrigações de pai. Os meninos não se prejudica como as meninas, mas existe uma outra conseqüência no futuro desses jovem que é a separação, causada pelo inicio da vida de casado sem planejamento ou preparação, e muitos outros motivos, o que gera sérios problemas por que acabam refletindo nos filhos, gerando uma nova geração de crianças frustradas, que sofreram impactos psicológicos, por não terem uma referência de sua família e várias outras conseqüências.
O que podemos fazer para resolver esse problema, e evitar a gravidez precoce?
Na verdade esse problema se agravou mas do imaginamos, precisamos inverter os valores de nossa cultura, precisamos de medidas mais severas e eficaz, censurar alguns meios de comunicação como: televisão, rede sociais e outras... para que a inocência de nossos jovens e adolescentes não se perca cada vez mais cedo.
O Brasil poderia adotar métodos de política da China que só permitindo cada  casal ter um filho, tem outros países que só permite ter até dois filhos, e não dá salário família incentivando a geração engravidarem cada vez mais.
Os valores de nossa cultura precisa ser invertido, Sabe aquele ditado que é proibido proibir, que antes solta do que prender, que temos que dar a liberdade que não tivemos, estar na hora de muitos pais se conscientizarem e mudarem essa realidade, ir pra sala de aula aprender, que temos que dá liberdade sem responsabilidade, sem aconselhamento, sem orientação, sem respeito, vai trazer conseqüências que poderia e que pode ser evitada, a cultura brasileira foi banalizada com as mudanças de conceitos, e com a quebra de tabu.


REFERÊNCIAS:

Um comentário:

  1. - Faltou o resumo em inglês;
    - Ausência de concordância;
    - A que tipo de “censura” você se refere no parágrafo – “A banalização do sexo”?
    - Cuidado com determinadas afirmações;
    - Artigos científicos não são escritos na primeira pessoa;
    - Evite repetição de palavras no mesmo parágrafo;
    - Parágrafos “vagos” e impreciso.
    Professora
    Ecineide Soares

    ResponderExcluir